mercredi 13 août 2008

Teoria de Aprendizagem Social de Albert Bandura

1. Representante
Albert Bandura, psicólogo cognitivo-social, nascido no Canada à 4 de Dezembro de 1925, docente em Stamford na California, uma universidade de grande prestigio, chamado também por Havard do Oeste.

Após ter sido inicialmente influenciado pela corrente behaviorista, ele desviou-se radicalmente, sublinhando as importancias dos factores cognitivos e sociais nas suas pesquizas. Hoje ele faz parte da chefia da corrente da Sociologia Cognitiva na América do Norte.

2. Teoria de aprendizagem social
A teoria é designada de aprendizagem social porque é baseada no que a criança aprende na interação com o seu meio e na obervação dos outros.

Diferente de Watson e Skinner, que afirmavam que o ambiente modela a personalidade e o comportamento da criança, Bandura e outos, especialmente Bell, propoem que as ligações entre as pessoas, comportamentos e ambientes sao biderecionais, assim, uma criança pode influênciar o seu ambiente por meio da sua própria conduta.

Exemplo, suponha-se que uma criança de quatro anos descubra que pode controlar os brinquedos desejados ao tomalos dos seus colégas de forma violenta. neste caso, o contrôle sobre o brinquedo desejado é um resultado favorável que reforça o comportamento agressivo da criança, mas aqui o reforço é produzido pela própria criança por meio dos seus comportamentos agressivos, não apenas o seu comportamento foi reforçado, mas o carácter do ambiente mudou, colégas que foram vitimas podem estar inclinados a dar o seu brinquedo ao agressor para não serem agredidos no futuro.

Nesta teorioa, a aprendizagem social é também referida como aprendizagem por imitação ou observação.

Segundo DA FONSECA (2005:566) a imitação é fulcral e essencial na trasmissao de experiência, o seu poder ecocinético é extraordinário e muito flexivel, o seu poder de assimilação da experiência alheia baseada em representações mentais multifacetada constitui uma das caracteristicas mais relevantes da évolução da espécie humana. Com ela a transmissão da experiência é garantida e perpetuada, na medida em consubstância não uma cópia do modelo social, mas sim uma reconstrução individual daquilo que é observado nos outros, pois trata-se da criação de algo novo, uma oportunidade de a criança realizar acções que estõo para além das suas próprias capacidades, o que obviamente contribuirá para o seu próprio desenvolvimento.

2.1. A imitação/observação na teoria de aprendizagem social
A imitação ou observação era considerada como uma conduta não criativa, portanto não inteligente e pouco digna de interesse. Esta tal concepção esquecia das grandes vantagens que a observação oferece principalmente ao nível da aprendizagem.

Por exemplo, numa situação de aprendizagem de condução de um veículo, imaginemos que a pessoa aprenda por tentativa e erro, provavelmente longas horas passarão para o aprendiz descobrir que é necessario, primeiro, girar as chaves da ignição (primeiro reforço posetivo), depois engatar a primeira velicidade (segundo reforço posetivo), depois engatar a primeira marcha (terceiro reforço posetivo), e entao não podemos imaginar o que pode acontecer no primeiro cruzamento (reforço negativo final).

Menos paciência sera exigida aquele que, tendo ja visto alguém a conduzir, o observa e imita-o, tendo mais probabilidade de realizar sua aprendizagem apos um primeiro trajecto. Assim, a observação favorece consideravelmente a aprendizagem de comportamentos que, espontaneamente teriam uma fraca probabilidade de ocorrência, isto é de serem aprendidos.

É a teoria de aprendizagem social de Bandura que restituira à observação um lugar de honra, provocando um surto de grande interesse.

2.2. Aprendizagem observacional
Bandura destaca a aprendizagem observacional como um processo central de desenvolvimento, ela resulta simplesmente da obsevação do comportamento do outro.

Por exemplo, uma criança de quatro anos pode aprender a se aproximar e brincar com o cão da família simplesmente ao observar o irmão mais velho. Uma criança de oito anos pode adquirir uma atitude negativa em relação a uma minoria após escutar seus pais falando sobre o grupo de maneira pejorativa.

A aprendizagem observacional não poderia acontecer se não houvesse um processo cognitivo, isto é, ela permite que as crianças pequenas aprendam rapido milhares de novas respostas, em uma variedade de ambientes em que seus modelos buscam seus proprios interesses e não tentam ensinar nada a elas. De facto muitos dos comportamentos observados, lembrados e possivelmente imitados pelas crianças, são acções que os modelos realizam, mas gostariam de desencorajar, praticas como insultar, fumar, comer entre as refeições.

Bandura afirma que as crianças estao continuamente aprendendo, dando respostas desejaveis e indesejados ao « ficarem de olhos e ouvidos aberto ».

As primeiras versões das teorias de aprendizagem eram em grande parte tributos à doutrinas do determinismo ambiental de Watson: que dizia que crianças, jovens, sem conhecimentos eram vistos como recepientes passivos da influência ambiental – elas tornariam aquilo que pais, professores e outros programam para para elas.

Bandura contesta este ponto de vista ao ressaltar que a criança e adolescentes são seres activos, pensadores que contribuem em muitas maneiras para o próprio desenvolvimento. A aprendizagem observacional requer que o observador esteja activamente atento, codifique e retenha os comportamentos realizados pelos modelos sociais. E as crianças normalmente possuem liberdade para escolher o modelo social o qual observarão, tendo assim algo a dizer daquilo que aprendem dos outros.

Bandura propos o conceito de determinismo reciproco para desecrever sua visão do que o desenvolvimento humano reflete a interação entre uma pessoa activa, o seu comportamento e o ambiente onde està inserida, a situação ou ambiente em que vive a criança sem duvida a influencia, mas o comportamento da criança influencia ou afecta o ambiente. A implicação é que as crianças estão activamente envolvidas em moldar o proprio ambiente, que por sua vez vai influenciar no seu crescimento (desenvolvimento).

2.2.1. Exemplo da experiência de Bandura
Em 1965, Bandura fez algo considerado radical: afirmou que as crianças podiam aprender simplesmente pela observaçao do comportamento de um modelo social, mesmo sem ter recebido de modo semelhante qualquer tipo de reforço para tal.

Crianças de educaçao infantil assistiram um filme curto no qual um modelo adulto realizava uma sequência incomum de respostas agressivas dirigidas a um « Joao Bobo » inflavel, batendo no boneco com um vara enquanto gritava « toma! » atirando bolas de borachas enquanto gritava « bang banb » e assim por diante. Houve três condições experimentais:

  1. As crianças do modelo de recompensa assistiram o outro filme no qual um segundo adulto dava ao modelo agressivo reboçados e refrigerantes pelo « desempenho campeao »;

  2. As crianças do modelo da puniçao viram um segundo adulto brigando e dando palmadas no modelo agressivo por ter batido no boneco;

  3. As crianças do modelo sem sequencia simplesmente viram o modelo se comportando agressivamente.

Ao final do filme cada criança foi deixada sozinha na sala de brinquedos onde havia um « Joao Bobo » inflavel, bem como os acessorios usados pelo modelo para bater no boneco. Observadores registavam todos os momentos em que as crianças imitaram mais ou menos o comportamento agressivo.

As crianças do modelo recompensado e do modelo em que nao havia sequencia imitaram mais os actos agressivos em relaçao a aqueles que viram este a ser punido pelo comportamento agressivo.

Dai Bandura realizou um outro teste, em que à cada criança foram oferecidas objectos e sumos para que reproduzissem todos os mesmos comportamentos do modelo que ela se lembrase, a pesquisa revelou que crianças de cada uma das três condições de pesquisa aprenderam a mesma coisa pela observação.

Entretanto, reforçar ou punir as consequencias do comportamento do modelo pode afectar a ten do observador de realizar o que ja aprendeu pela observação.

3. As fases do processo da obseração

    • Aquisição - o aprendiz observa o modelo e reconhece as caracteristicas distintivas da sua conduta;

    • Retenção - as respostas do modelo sao activamente armazenada na memória;

    • Desempenho - se o aprendiz aceita o comportamento do modelo como apropriado e possivel de levar as consequências por ele valorizado, o aprendiz o reproduz;

    • Consequência - a conduta do aprendiz resulta em consequencia que virao fortalece-las ou enfraquecelas.

3.1. Factores que facilitam a aprendizagem social

  • Atenção - Bandura aponta que prestar atenção a um modelo é importante para a aprendizagem social. A ênfase é dada a atençao deliberada e calculada que levarà ao maximo a aprendizagem. Embora isto nao signifique que a aprendizagem nao possa ocorrer em menor ou maior grau, com base na atençao acidental ou inconsciente.

  • Memória - O que é observado deve ser processado pela memória a curto-prazo e a longo-prazo e armazenado. Uma vez armazenado na memória o aluno nao terá problemas em recuperar essas capacidades ou informações sempre que precisar delas.

O proposito da observação é o que o observador devia ser capaz de reproduzir o comportamento exposto pelo modelo. Isto so será bem sucedido se a observação for cuidados e se for processada pela memoria. A não ser que o observador se lembre do que ele observou, nao será possivel reproduzir o comportamento observado

  • Capacidades motoras - Bandura propôs que um acto possa ser aplicado e praticado depois de ser observado se criança é potencialmente capaz de aplicar e praticar. Na perspectiva de Bandura, em alguns casos um mero ensaio pode ser adequado para reproduzir um comportamento observado, e a prática pode ser necessária. Isto pode ser verdadeiro para actividades como guiar, dactilografar, desenhar e aprender a ler e a escrever.

Para que um comportamento observado seja reproduzido de forma perfeita é necessario a pratica. Por exemplo, se os alunos estao a ser ensinados a pronunciar palavras de uma lingua estrangeira, o professor deve demonstrar como é que essas palavras sao pronunciadas, de igual importancia, os alunos devem pronunciar essas palavras varias vezes até obter o dominio dessa pronunciaçao.

  • Reforço - O reforço tem umpapel importante na aprendizagem por obsevaçao. Se o modelo é recompensado por um comportamento particular, a probabilidade de o comportamento ser modelado é maior, poeerque o observador partilha e recompensa do modelo vicariante. Por outro lado, se o modelo é punido por um comportamento particular, o observador também é punido de forma vicariante e consequentemente é provável que se evite esse comportamento.

A aprendizagem na sala de aulas ou noutro lugar qualquer ocorre como resposta ou reforço, onde quer que seja os alunos mostrem um comportamento social ou académico desejável, tal comportamento deve ser seguido de um reforço, isto ira motivar os outros alunos a mostrar um comportamento similar uma vez que sao reforçados de forma vicariante.

  • Identificação - é um processo em que uma pessoa se identifica com o comportamento, atitudes, sistéma de valores e as crenças de outras pessoas. Essa pessoa pode ser um parente, uma figura de autoridade ou um par. As pessoas gostam de se identificar com certos individuos na sociedade.

A identificação opera-se na sala de aula quando os alunos se identificam com os outros alunos e professores. Através da identificação, a pessoa desenvolve uma filósofia de vida que orienta as suas decisões e o seu comportamento no geral.

  • O afecto modelo-sujeito - este factor foi especialmente estudado no âmbito das relações pais-filhos, os comportamentos parentais adquirem um valor de reforço posetivo secundario aos olhos da criança dada a sua associaçao frequente com experiencia gratificantes para ela.

  • A semelhança modelo-sujeito - a similaridade inscreve-se numa teoria cognitiva de imitação: um individuo que se aperceba de que partilha de uma mesma caracteristica com a outra pessoa/modelo, em essa caracteristica está associada a uma outra, qualquer que seja, acaba por conceber que também ele possui ambas caracteristicas.

Tendo mostrado igualmente que a semelhança modelo-sujeito afecta tanto a aquisição como a performance da imitaçao, ROSEKRANS (1967) fez a seguinte observação: O facto de a semelhança percebida determinar a aquisição imitativa, bem como a performance, é mais evidente do que a forma como esse efeito se produz.

  • O estatuto do modelo - de acordo com a aprendizagem social, as pessoas com elevado estatuto e que sao capazes de recompensar ou punir servem de bons modelos. Os pais são um bom modelo para a criança, particularmente durante a primeira infância. Durante a idade escolar, o professor é um forte modelo, ele pode recompensar ou punir. Embora os pais e os professores são vistos como fortes modelos, mas o desenvolvimento da personalidade da criança também conta.

Pessoas com elevados estatutos são modelados com mais frequência do que com baixo estatuto. O estatuto do modelo tem um papel significativo na vida académica dos alunos.

  • Um modelo norteador - o comportamento de um modelo que é percebido como carinhoso, amigo, considerado e cuidadoso é provavel que seja mais modelado do que um modelo indeferente e descuidado.

    Há professores que acreditam que os alunos aprendem efectivamente com professores severos, agressivos e hostis, isto não é bom, assim, há professores que são carinhosos, simpáticos que conquistam os corações dos alunos, consequentemente, os alunos desenvolvem uma atitude posetiva para com estes professores e as disciplinas que eles ensinam

4. Resultados da aprendizagem social
Como resultado, na aprendizagem social, espera-se que haja moldagem, solicitação, inibição e desinibição.

A moldagem ocorre quando a pessoa vê a outra envolvida num determinado comportamento e o percebe como um comportamento interessante e recompensador, comportando-se de forma similar com esperança de ser reforçado de forma semelhante. Em muitos casos, é desta forma que o novo comportamento é formado.

A solicitação, no sentido em que apela para que envolva num comportamento semelhante, isto pode-se observar na sala de aulas, onde um comportamento desejavel encoraja os outros alunos a comportarem-se de forma semelhante.

A inibição, quando uma pessoa nao se quer envolver num determinado comportamento porque viu outros a nao serem reforçados por esse comportamento, por exemplo, um aluno pode ser reprendido por se comportar inadequadamente na sala de aulas, os outros que observam esta repreensão têm uma responsabilidade maior de nao imitar esse comportamento.

A desinibição, quando um comportamento que estava latente ou inibido é reservado como resultado da exposição a um comportamento semelhante por um modelo, por exemplo, um aluno pode tentar controlar-se a si mesmo para não se envolver num comportamento indesejado, mas, porque outros se comportam de forma indesejada, ele pode segui-lo.

5. Televisão no contexto da aprendizagem social
Há duas perspectivas diferentes sobre o papel da televisao na socialisaçao e os seus efeitos em termos de aprendizagem por observação.

A primeira argumenta que ver um comportamento indesejável na televisão é inadequado para as crianças, porque provavelmente elas vao imita-lo.

A segunda defendem-se dizendo que os maus caracteres sao apanhados e punidos, indicando que o crime nao reconpensa e que justiça sempre vencerá, assim as crianças, de facto, estao a ser ensinadas a nao se envolverem em comportamentos anti-sociais.

Neste âmbito, os pais e os professores devem ser cautelosos para garantir que as televisões dêm exemplos certos aos mais novos, o mesmo principio deverá ser estendidas aos programas de televisão a que as crianças sao expostas.

Apesar dos efeitos negativos da televisão, existem numerosos documentarios e programas educativos disponiveis para o espectador. Os pais e os professores deveriam ficar a par dos programas disponiveis e estarem bem atentos aos bons programas para as crianças.

6. Impacto na educação
A medida que um professor interage com os seus alunos, existe uma determinada informação que vai para alem do proprio ensino.

Com os professores, os alunos aprendem tantas coisas sobre a higiene, relaxamento, altruismo, egoismo, autodisciplina e desorganisação.

Os professores não podem so falarem aos seus alunos sobre ser simpático, generoso, util, estudioso e trabalhador, é necessario expor essas qualidades, é irrealista esperar que os alunos sejam trabalhadores e estudiosos quando os seus professores vêm para as suas aulas sem estarem preparados, demoram muito tempo à marcar os trabalhos, é ainda inutel esperar que os alunos sejam simpáticos uns para com os outros quando nao passa um dia em que uma criança não seja punida.

Sabendo que a aprendizagem social pode ser vicariante, onde o professor pode ser do agrado ou nao dos seus alunos com base no que os alunos anteriores tinham dito sobre ele, de forma semelhante, o professor pode gostar ou nao de um aluno pelas informaçoes dadas pelo professor anterior acerca do mesmo, essas atitudes nao podem ser encorajados, é nacessario que todos envolventes tentem ser mais objectivos na avaliaçao de comportamento humano do que ouvir dos outros.

O professor deve ser amigo dos seus estudantes e, através da utilizaçao de principios psicologicos, assisti-los de modo a que venham a ses as pessoas esperadas pela sociedade.

Uma repreençao a um aluno que nao està atento à aula pode impedir o outro de ter um comportamento semelhante, enquanto que a aprovaçao de um comportamento ou desempenho de um aluno pode ser exemplo para outros estudantes que desejam uma aprovação semelhante.

É provavel que um professor cuidadoso seja mais popular e modelado, para além disso, provavelmente, os alunos gostem mais das suas disciplinas e então, estudarão mais arduamente para agradar e receber a sua aprovação.

A aprendizagem por observação pode ser facilitada pelos alunos se trabalharem frequentemente em pequenos grupos, para que aqueles que tenham bons resultados sirvam de modelos para os outros.

Os alunos precisam de orientação académica, vocacional, social e de personalidade, os professores sao responsaveis por favorecer essas orientações que guiam a um melhor conhecimento.

Conclusão

Apos a exploraçao do tema, podemos concluir as observações de modelos estão dericionada para a imagens, ideias e valores que podem ser observados, conservados, lembrados e reproduzidos, mas para tal à que realsar os papeis desempenhados pela atenção, retenção, a motivação e reprodução motora.

A atenção e a retenção insidem ensensialmente na aquisição, a reprodução motora e a motivação agem sobretudo na performance, isto verifica-se no aproximar das semelhanças entre o comportamento do modelo e do sujeito.

Existem vários factores que podem influênciar a aprendizagem social, sendo os mais destacados na relação pais-filhos, professores-alunos, salientando-se assim o estatuto do modelo.

A televisão pode influenciar o comportamento das pessoas, principalmente para as crianças se não existir um acompanhamento por parte dos pais assim como os responsáveis dos mesmos canais.

De acordo com Bandura, a punição e o reforço podem influênciar o que as pessoas fazem e não o que elas aprendem.

Os professores servem de modelo para as crianças, visto que depois da idade da infância elas passam por um período longo de aprendizagem, assim o professor de ser o espelho da sociedade para que ele dê ao aluno aquilo que a sociedade precisa.




Bibliografia


DA FOSECA, Vitor, Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem,1ª Édição, Ancora Editora, Lisboa, 2005

DAVIDOFFE, Linda, Introdução à Psicologia, 3ª Edição

LEYENS, Jacques-Philippe. Psicologia Social, Edições 70, Lisboa

NETO, Félix, Psicologia Social, Universidade Aberta, VolumeI

SHAFFER, David R. Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescencia, 6ª Édição, Thomson Learning, São Paulo.